sábado, abril 07, 2018

A Importância do registro cultural na história de Sapeaçu



Através das gerações a cultura vai se desenvolvendo e se transformando. Partindo de anseios e características do coletivo, a cultura vai se enraizando no indivíduo e prolifera através desta iniciativa individual com destino novamente para o coletivo. Ela transforma o indivíduo de fora para dentro e este a modifica de dentro para fora.
Entendermos este processo é de fundamental importância para compreendermos o seu atual estado de constante transformação. O registro deste processo eterniza o momento, como uma foto de uma onda em um mar revolto, de modo a possibilitar a analise e reflexões de memorias que se transformam em historias. Daí a necessidade do registro escrito deste processo de criação e recriação cultural, ser realizado e apresentado a comunidade como instrumento de estudo e pesquisa a fim de elucidar a história da produção cultural na nossa sociedade.
A cultura nos instrumentaliza para uma analise crítica do meio em que vivemos e incentiva diversos anseios humanos como a necessidade de expressão através da escrita, da musicalidade, da teatralidade e da plasticidade entre outras formas de expressão artístico-cultural. Nessa caminhada, vários olhares são criados e recriados a partir de uma cultura vivida e experienciada.
Essa cultura nos identifica como membros da nossa sociedade e nos impulsiona a atuar construindo e reconstruindo a cultura.
Compreendendo esta importância da cultura e de seu processo de construção na sociedade, devemos refletir sobre alguns pontos de destaque na politica publica cultural de Sapeaçu.
Como o Estado pode participar, patrocinar e direcionar os projetos culturais de nossa cidade de modo a enriquecer culturalmente uma cidade com grandes demandas sociais? Qual o papel que nossos governantes devem assumir frente ao desafio da promoção cultural?
Qual o nosso papel neste processo? Qual é o reconhecimento da importância do registro histórico da cultura como o trabalho de Edeuzuite Sodré Ramos que as autoridades governamentais e a própria população prestarão? Este tipo de contribuição será valorizado ou relegado ao esquecimento? Qual é o nosso papel neste desenrolar?

F: Blog Resgate Sapeaçu 

Um comentário:

  1. Estou experimentando, com muita alegria, a cumplicidade e colaboração de muitos conterrâneos na reta final da produção do meu trabalho. Tem muitas pessoas que compreendem o valor do registro da cultura, mas ainda sinto algumas faltas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Aluna do CEC é atingida por golpe de tesoura em Cruz das Almas

Na manhã desta quarta-feira, 8, uma aluna do Centro Educacional Cruzalmense (CEC) teve que ser encaminhada para a Unidade de Pro...