segunda-feira, novembro 27, 2017

O que o Vitória precisa para não cair? Veja os cenários possíveis



O triunfo emocionante sobre a Ponte Preta, por 3x2 de virada, fora de casa, tirou o Vitória da zona de rebaixamento e deixou o rubro-negro na 15º colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, a situação não é cômoda, já que três times concorrem com o Leão pelas duas vagas restantes na Série A 2018. Ponte Preta e Atlético-GO já estão rebaixados. A última rodada será disputada no domingo (3).
Os dez jogos serão simultâneos, todos com início às 16h (horário da Bahia). Vitória e Sport jogarão em casa; Coritiba e Avaí serão visitantes. Enquanto o Vitória recebe o Flamengo no Barradão, o Coritiba enfrenta a Chapecoense na Arena Condá, o Sport encara o Corinthians na Ilha do Retiro e o Avaí visita o Santos na Vila Belmiro. Confira a classificação atualizada e todos os cenários possíveis para o rubro-negro baiano:
                             P     J  V SG
14 Fluminense 46   37 11    -3
15 Vitória    43   37 11 -7
16 Coritiba    43   37 11 -8
17 Sport    42   37 11 -13
18 Avaí         42   37 10    -19
Tabela do Brasileirão
Se o Vitória vencer o Flamengo
Escapa do rebaixamento sem depender de nenhum outro resultado. Ainda pode beliscar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2018. Para isto, depende de uma entre as três combinações de resultados a seguir:
Fluminense perder do Atlético-GO, em Goiânia, e Grêmio ser campeão da Libertadores;
Fluminense perder do Atlético-GO, em Goiânia, e Flamengo ser campeão da Sul-Americana;
Grêmio ser campeão da Libertadores e Flamengo da Sul-Americana
Nas três projeções de classificação à Sul-Americana, caso o Coritiba também vença a Chapecoense, o time paranaense não pode passar o Vitória no saldo de gols. No momento, o saldo rubro-negro é de -7 e o do Coritiba -8. O Grêmio está na final da Libertadores e venceu o jogo de ida contra o Lanús por 1x0, em Porto Alegre. A volta é quarta-feira (29), portanto, antes da rodada do Brasileirão. Já o Flamengo está na semifinal da Sul-Americana e ganhou do Junior Barranquilla por 2x1, no Rio. O jogo de volta é quinta (30). A final será nos dias 6 e 13 de dezembro, com a Série A já encerrada.
Se o Vitória empatar
Precisa que dois dos três concorrentes - Coritiba, Sport e Avaí - não ganhem. A classificação à Sul-Americana ainda continua possível caso ninguém vença. Assim, o Leão terminaria em 15º lugar e dependeria de Grêmio e Flamengo serem campeões da Libertadores e da Sul-Americana, respectivamente.
Se o Vitória perder do Flamengo*
Precisa de dois dos três resultados a seguir: Coritiba perder da Chapecoense, Sport no máximo empatar e Avaí também no máximo empatar.
*Neste cenário, desconsideramos a hipótese do Vitória perder por sete gols de diferença para o Flamengo e ficar com saldo de gols pior que o do Sport porque estatisticamente é desprezível.
Probabilidades
O Vitória leva vantagem sobre todos os concorrentes no saldo de gols, o que é uma vantagem importante caso os times terminem empatados em número de pontos. O Avaí, além do saldo de -19, tem um triunfo a menos que Vitória, Sport e Coritiba.
Por causa disso, o time catarinense tem 81,6% de chance de ser rebaixado, segundo os cálculos do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  A chance do Sport é de 76,2%; o Coritiba aparece com 28,4% e o Vitória com 13,8%.
Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANELA VIROU PÓ: traficante era procurado pela Secretaria de Segurança Pública e tentou matar PM em Simões Filho; saiba mais detalhes

Giovane Santiago dos Santos, também conhecido como “Canela”, foi socorrido ao hospital de Simões Filho e não resistiu. Outros do...