quarta-feira, janeiro 24, 2024

Integrante do 'novo cangaço' pede para deixar prisão na Bahia

Bandos que atacam agências bancárias causam terror em pequenas e grandes cidades da Bahia, deixando um rastro de destruição após concluir seus planos criminosos. Um dos integrantes de um desses grupos, identificado como Adson Correia Santa Rosa, foi preso, com outros sete homens, em 2018, sob suspeita de atacar dois bancos localizados na Bahia e em Sergipe, na companhia de seus comparsas.

A defesa de Adson solicitou à justiça baiana sua libertação. Em 2018, quando foi detido, o grupo ao qual ele é suspeito de pertencer foi acusado de recrutar moradores das cidades-alvo para estudar as rotas de fuga e verificar se as agências bancárias estavam abastecidas com dinheiro. Durante a prisão dos suspeitos, foram apreendidas armas de alto poder destrutivo, explosivos e dinheiro em espécie.
Na fundamentação do pedido de liberdade, a defesa de Adson argumentou que seu cliente esteve preso preventivamente desde 12 de janeiro de 2018, mas que essa medida foi revogada em setembro de 2022 devido ao excesso de prazo. No entanto, em 12 de dezembro de 2023, o mesmo juiz decretou novamente a prisão preventiva, alegando a necessidade de garantia da ordem pública.


A defesa alega que não há fatos novos que justifiquem essa nova prisão preventiva e critica a fundamentação da decisão, considerando-a genérica e carente de motivação concreta. O juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Jeremoabo, no norte da Bahia, no entanto, negou nesta semana o pedido de liberdade, indicando que não há evidências suficientes para comprovar a coação ilegal e violação de direitos do paciente.

De acordo com dados do Sindicato dos Bancários da Bahia, neste ano, não houve nenhuma ação criminosa contra bancos da Bahia. Já em 2023, foram oito ocorrências, sendo as três últimas delas nas cidades de Itiúba, Paripiranga e Maragogipe.
Bnews 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia registra dois homicídios em Feira de Santana

Dois homicídios foram registrados na noite de terça-feira (16) em Feira de Santana. O primeiro aconteceu por volta das 20h50 na ...