segunda-feira, abril 15, 2024

BUEL AGORA É CRIS: Saiba quem é o líder do CV que não tem mandado de prisão e é responsável por ataques

Apontado como “chefe do setor operacional” do Comando Vermelho (CV), o traficante conhecido como ‘Buel’, que agora mudou o apelido para ‘Cris’, não tem mandado de prisão em aberto. Ele estaria no mesmo patamar dos traficantes Val Bandeira (Complexo do Nordeste de Amaralina) e Zoio de Gato (Cosme de Farias). São as três maiores forças atualmente em Salvador.

É o que revela apuração do Informe Baiano concluída neste sábado (14/04) após conversas com fontes de diversos setores de inteligência das forças de segurança e também moradores antenados com a atividade criminosa. O bandido teria participação direta em mais de 300 homicídios na capital e ainda deu suporte para ataques contra rivais do Bonde do Maluco (BDM) em localidades de Salvador e região metropolitana, a exemplo do Calabar, Alto das Pombas, Engenho Velho de Brotas, Valéria e Ilha de Itaparica.

“Ele lidera o setor operacional do CV. Qualquer ataque na Bahia e em Sergipe passa por ele. É ele que fornece os armamentos, a estrutura e monta a tática. Também é ele que contacta Val Bandeira e Zoio de Gato. Caso não tenha a estrutura suficiente, aí pede para Val e Zoio”, afirma a fonte.

O movimento atual da Tropa do Cris ou Tropa do Mano acontece em Mirantes de Periperi, porta de entrada do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O grupo já domina a localidade e agora é questão de tempo para avançar rumo aos outros bairros, promovendo ainda mais terror e pânico para a população.

“Buel não conhece essa região. Ele monta a estrutura e fornece toda logística. Quem comanda a ação no terreno é o indivíduo conhecido como Tchucky, um velho conhecido e que faz jus ao apelido. Ele é sanguinário. Nessa ação aí ele teve o apoio de Val Bandeira e Pai Pequeno, ambos do Nordeste, Galo da Candelária e Zoio de Gato do Cosme de Farias. Inclusive dos quatro presos de domingo, três são do Nordeste”, acrescenta.
Na região de Mirantes de Periperi, tanto no Morro como na Baixada, muros de dezenas de residências foram pichados. Os integrantes do CV exibem armas de grosso calibre, a exemplo de fuzis. Dois moradores, pessoas sem envolvimento com o crime organizado, foram mortos por bala perdida na semana que passou. Já na noite de sábado (13/04), um rival foi sequestrado e executado com mais de 100 tiros em um matagal na Rua Daniel Além. Tudo foi filmado e divulgado nas redes sociais. O CV ainda comemorou o fato de ter ganhado um fuzil da vítima.
“Eles estão escondidos dentro do mato, estamos sufocando, mas impressiona a quantidade de munições que eles tem. Chegaram a trocar tiros com rivais do BDM e depois com a PM por mais de duas horas. Foram duas horas ininterruptas atirando de fuzil. Você sabe o que é isso? É inacreditável”, contou outra fonte do IB, obviamente, também sob anonimato.

Afinal, quem é Buel ou Cris ou O Mano?

O traficante é considerado do “O dono do Buracão” de Tancredo Neves. Ele mudou o apelido, que agora é chamado de Cris, uma referência ao seriado norte-americano ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, que retrata a rotina do adolescente do Brooklyn nos anos 80.
A suspeita é que o criminoso ganhou esse vulgo durante do batismo como ‘cabeça-cara’ da facção carioca no Rio de Janeiro. Ele estaria vivendo na comunidade da Penha. Frio, calculista e apontado como empreendedor, ‘Buel’ teria laços com policiais e políticos. No campo financeiro, um dos seus investimentos é uma banda de pagode. “No Tancredo todo mundo sabe quem é o dono. Nem precisa mencionar o tal grupo musical”, disse uma fonte do IB. Depósitos de bebidas e de materiais de construção, peixaria, motel, salão de beleza e lojas de carro também fazem parte do seu patrimônio. Fala-se também em postos de combustíveis.

Em nota enviada ao IB, o escritório OSF Advocacia Especializada relatou que é falsa a informação de que o mesmo estaria vinculado a grupos criminosos e supostas “invasões” a bairros de Salvador, imputando ainda a conduta de “chefe de setor operacional” de uma organização criminosa e muitas outras condutas.

Os defensores disseram também que respeitam e admiraram todos os meios de
comunicação, que “são essenciais ao funcionamento de uma nação, bem como a liberdade de
imprensa é a base para todo Estado Democrático de Direito”.
IB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PL de Sapeaçu fará conversão sábado (03)

É com imenso prazer que venho convidar a você, para nossa Convenção Partidária, que será realizada no dia 03/08 (sábado), das 09...