sexta-feira, novembro 29, 2024

Polícia Federal encontra pen drive com plano de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) informou que apreendeu um pen drive repleto de informações sobre a execução do golpe de Estado, que tinha por finalidade impedir a posse do então presidente eleito Lula (PT), ao final de 2022, e manter Jair Bolsonaro (PL) no poder.

A investigação da PF mostra uma tentativa de anular os resultados das últimas eleições presidenciais. Todo o material consta dos documentos da Operação Luneta, divulgada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) esta semana.
A Operação Luneta descreve como os documentos encontrados no pen drive tinham uma planilha detalhada descrevendo "fatores estratégicos de planejamento" divididos em colunas com nomes "fato", "dedução" e "conclusão".
O que chamou a atenção mesmo foi o trecho em que estava prevista a prisão de ministros do STF, com destaque para Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o primeiro apontado como um “gerador de instabilidade”.

No material existia ainda informações idênticas a outras encontradas com demais investigados, como os detalhes para se criar uma narrativa falsa convincente para colocar em descrédito o sistema eleitoral e garantir que Bolsonaro pudesse seguir na Presidência da República com uma “legitimidade” aparente.

O ‘kid preto’ entendia, conforme as informações do pen drive, que uma estrutura jurídica deveria ser construída em parceria com o Superior Tribunal Militar (STM), o que, em sua visão, daria “legalidade” às ações golpistas criminosas. 
"O documento faz um detalhamento pormenorizado do plano de operação cuja missão seria 'reestabelecer a lei e a ordem por meio da retomada da legalidade e da segurança jurídica e da estabilidade institucional' e que visaria impedir um cenário de ameaça a qual 'em suposta defesa da democracia, (objetivaria) controlar os três poderes do país e impor condições favoráveis para apropriação da máquina pública em favor de ideologias de esquerda ou projetos escusos de poder' Trecho de relatório final da PF sobre o inquérito do golpe.
Alguns dos objetivos do plano usavam falsas narrativas de descredibilizar o processo eleitoral para acabar com a ordem pública. Alguns planos seguem abaixo.

Realizar novo pleito eleitoral.
Emitir de mandados de prisão contra envolvidos em supostas irregularidades no processo eleitoral.
Explorar narrativas de fraude eleitoral.
Convocar Forças Armadas para garantir execução das medidas.
Prisão de ministros do STF.
F. Bocão News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vacinas para Gestantes: Protegendo Mães e Bebês

As vacinas desempenham um papel crucial na saúde das gestantes e no desenvolvimento saudável de seus bebês. Durante a gravidez, ...