A Justiça determinou, nesta terça-feira (10), a prisão preventiva de 17 pessoas envolvidas em um esquema criminoso de fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos que movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão. Entre os detidos está Ailton Figueiredo Souza Junior, vereador eleito em Nazaré das Farinhas, que, segundo o MPF, ele seria o braço operacional do grupo criminoso em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, com forte influência na administração municipal, “ao ponto de dar ordem para pagamento” relacionado ao contrato firmado.
Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Blog do Valente, Ailton exerce o cargo de vereador na cidade de Nazaré das Farinhas, onde foi eleito e era cotado como possível futuro presidente da Câmara Municipal.
A Operação Overclean, conduzida pela Polícia Federal, revelou que o vereador desempenhava papel estratégico no esquema, operando para viabilizar contratos superfaturados e ocultar os rastros das irregularidades. As investigações indicam que o grupo criminoso, liderado por empresários e ex-servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), utilizava máquinas trituradoras para destruir documentos e eliminar evidências digitais.
Segundo a PF, as acusações contra o vereador eleito Ailton Figueiredo em Nazaré das Farinhas, não têm relação com suas atividades legislativas no município. Ele foi apontado como peça-chave no esquema envolvendo órgãos públicos e empresas privadas em Lauro de Freitas.
A prisão foi ordenada pela 2ª Vara Federal Criminal de Salvador para evitar interferências nas investigações e a destruição de provas. Além disso, a operação cumpriu mandados em outros estados brasileiros, incluindo a Bahia, onde o esquema teve início.
A Operação Overclean segue em andamento, com ações realizadas em diversos estados brasileiros, incluindo a Bahia, onde o esquema teve origem e movimentou milhões de reais em contratos superfaturados.
F.Blog do Valente
Nenhum comentário:
Postar um comentário