Os amantes da Literatura na Bahia já podem comemorar. A Festa Literária Internacional do Pelourinho, que teve sua nona edição confirmada na última terça-feira (21), não será o único evento literário previsto para ser realizado neste ano no estado.
Conforme o edital de Festas, Feiras e Festivais Literários, lançado pelo governo do estado em julho de 2024, 81 propostas de eventos literários dos 27 territórios de identidade na Bahia estão previstas para serem executadas até 31 de dezembro de 2025.
Das 81 propostas selecionadas pelo edital, 11 eventos literários já são velhos conhecidos do público baiano, como o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, que estará em sua 18ª edição, a Feira Literária de Mucugê e o Festival Literário de Jacobina, na Chapada Diamantina, a Feira Literária Internacional de Canudos, no nordeste baiano, e a Festa Literária de Ilhéus, no sul baiano.
E muitas outras acontecerão em 2025, como a FLISAPÉ,Feira Literária de Sapeaçu, município integrante do Território de Identidade do Recôncavo Baiano, situado entre as cidades de Cruz das Almas e Santo Antônio de jesus.
A FLISAPÉ será realizada pela primeira vez na história do município de Sapeaçu, com a participação de vários fazedores de cultura do município com diversos escritores na ponta, como a historiadora e escritora, Edelzuíte Ramos, Paula Anias, Stive Melo, Isaías Peixoto, os irmãos Torres, Jonas e José Luiz, o escultor e artista plástico, Cristiano, os cantores e compositores, Ana Maria e Mathias Moreno, a atriz mirim, Lis Dórea e muitos outros.
A primeira FLISAPÉ, contará o com grande apoio e participação do jovem inovador e incentivador da cultura do município, o prefeito Ramon de Sena.
Ainda sobre a nova gestão, os fazedores e produtores de cultura do município, esperam com vívida expectativa, uma grande notícia e sacada do prefeito Ramon de Sena: Uma criação de uma Superintendência ou Secretaria de Cultura e também uma Casa da Cultura na cidade. Há alguns meses atrás, o prefeito falou pra nossa reportagem que vai conversar com o jurídico e ver a viabilidade da criação de uma Superintendência ou Secretaria da Cultura e casa da Cultura. A realização da FLISAPÉ, já é um grande marco histórico pra Cultura do município que vai acontecer em 2025.
A FLISAPÉ já está no calendário das feiras literárias e além disso, outras festas já conhecidas nacionalmente são esperadas pelo público, como a Festa Literária Internacional de Cachoeira, conhecida como Flica, no Recôncavo Baiano, a Festa Literária Internacional da Praia do Forte, FLIPF, na Região Metropolitana de Salvador, e a Festa Literária de Lençóis, na Chapada Diamantina.
O Site Bahia 24 Horas, vem acompanhando com matérias e entrevistas todas as movimentações da cultura e dos artistas da terra nos últimos anos e torce por eles e ao mesmo tempo parabeniza a gestão municipal pelo apoio que está fazendo e ainda fará pela cultura do município.
Redação Bahia24
Nenhum comentário:
Postar um comentário