Uma moradora da rua 1 • Travessa Teodulo de Alburquerque - Cabula 6 , denunciou um suposto envenenamento de dois gatos que vivia na rua , a moradora que não quis se identificar contou que encontrou os dois animais babando e agonizando na noite dessa terça-feira (28/01/2025).
A moradora contou que é o quarto gato que morre dessa forma e outros gatos estão desaparecidos . Esses dois gatinhos, um preto e branco e um amarelo e preto , sempre ficavam por aqui, dormiam nas redondezas. E hoje eles apareceram mortos.
Ela acha que os animais foram envenenados, mas a informação ainda não foi confirmada. “Agora estamos receosos, já acionamos a polícia, mas ficamos com medo, porque a gente tem gato e cachorro e estamos com medo de nossos animais morra dessa forma.
Os gatos eram inofensivos, é uma covardia. ( relatou a moradora ) .
O que acontece com quem envenena animais?
Quem pratica o envenenamento de animais está sujeito a sanções previstas em lei, que incluem penas de reclusão ou detenção, multa e outras consequências jurídicas.
Quando o crime envolve animais domésticos, como cães e gatos, as penas são mais severas, graças à alteração trazida pela Lei nº 14.064/2020, que aumentou as penalidades para maus-tratos nesses casos.
Se o crime for comprovado, o responsável pode ser condenado a uma pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e a proibição de possuir ou cuidar de animais.
Caso o envenenamento resulte na morte do animal, a pena ainda pode ser aumentada de um sexto a um terço, conforme a gravidade.
Já a venda ou o uso de substâncias proibidas, como o “chumbinho”, é considerada crime grave contra a saúde pública, com penas que podem chegar a 15 anos de reclusão, de acordo com o Código Penal.
F. CBX notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário