O Estado é o mais violento do Brasil quando considerados os números absolutos. No último ano, foram 6.036 mortes violentas intencionais, o que dá uma taxa de mortalidade de 40,6 por 100 mil habitantes.
Com taxa de mortalidade de 77,6 por 100 mil habitantes, a cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, é a segunda mais violenta do Brasil e ficou atrás apenas de Maranguape, no Ceará, com 79,9.
Juazeiro, também na Bahia, é a terceira mais violenta do País, com taxa de 76,2 por 100 mil. Em seguida aparece Camaçari, com 74,8; Simões Filho, com 71,4 e Feira de Santana, com 65,2.
Segundo o Anuário, de modo geral, todas as cidades que compõem o ranking apresentam elevados níveis de violência letal associados a disputas entre facções do crime organizado pelo controle do tráfico de drogas.
“Esses conflitos têm resultado em confrontos sangrentos, com predominância de vítimas jovens, do sexo masculino, via de regra negros e moradores de áreas periféricas”.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.
Portal Terra, com imagem ilustração/arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário