quinta-feira, outubro 23, 2025

Homem natural de Maiquinique, que foi lutar na guerra da Ucrânia, morreu ao pisar em mina terrestr


A pequena cidade de Maiquinique, no médio sudoeste da Bahia, está de luto após a confirmação da morte de Nito Souza, 34 anos, em combate na Ucrânia na última terça-feira, 21 de outubro. O morador, que havia retornado à sua terra natal há cerca de seis meses para uma breve visita, decidiu voltar ao front de guerra e perdeu a vida durante uma operação considerada de alto risco contra forças russas.

Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, Nito havia gravado um vídeo poucos dias antes do confronto e o enviou a um grupo de WhatsApp composto por amigos e conterrâneos, no qual alertava sobre os perigos da missão que iria cumprir. “A gente sabia que era arriscado, mas ele sempre foi determinado. Disse que tinha que ir até o fim”, relatou um amigo próximo, que preferiu não se identificar.

Ainda conforme as informações colhidas, Nito teria concluído com sucesso a operação, mas, durante o retorno, pisou em uma mina terrestre, ficando gravemente ferido. Enquanto aguardava resgate, foi localizado por um drone de reconhecimento russo, que direcionou fogo de precisão ao local. Ele e outro combatente morreram no ataque. A prefeitura de Maiquinique, a Câmara Municipal e diversas entidades locais emitiram notas de pesar e solidariedade à família de Nito, que é lembrado na cidade como uma pessoa generosa e de espírito aventureiro. Amigos organizam uma homenagem simbólica no centro da cidade, já que o corpo não deve retornar ao Brasil. Com informações do site Crônicas de Itarantim.


BLOG DO MARCELO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo libera 2ª via de certidões civis pela internet; serviço unifica cartórios em plataforma nacional

O Governo Federal passou a permitir que cidadãos solicitem pela internet a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, sem ne...