Desde a madrugada desta quarta-feira (12/11), moradores da 2ª Travessa do Xandô, no bairro de Itapuã, em Salvador, vivem momentos de desespero com os alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingem a região.
Conforme os relatos enviados ao Informe Baiano, o problema não é apenas a chuva. Moradores afirmam que uma obra realizada pelo Governo do Estado vem agravando a situação, bloqueando o escoamento natural da água e transformando casas em verdadeiras lagoas.
Nas imagens, é possível ver o interior de uma residência completamente tomado pela água, com móveis boiando e moradores tentando salvar o que resta.
De acordo com boletim atualizado da Defesa Civil de Salvador (Codesal), nas últimas horas foram registradas nove ocorrências relacionadas às chuvas.
O Centro/Brotas concentrou três registros, incluindo ameaça de desabamento e desabamento parcial.
No Cabula/Tancredo Neves, foram três ocorrências — dois deslizamentos de terra e o desabamento de um muro. Houve ainda casos isolados em Itapuã/Ipitanga, Liberdade, Brotas e Valéria.
Apesar do caos e dos prejuízos, não há registro de feridos. A Codesal segue em alerta e reforça que os moradores devem acionar o órgão pelo número 199 em caso de emergência.
Nota da Conder
As intervenções realizadas pela Conder no Canal Mangabeira, em Itapuã, integram o projeto de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, executado pelo Governo do Estado para reduzir os históricos alagamentos na região e melhorar a infraestrutura urbana.
O transbordamento do rio ocorreu em virtude das fortes chuvas que atingem toda a região. As obras do Canal Mangabeira seguem em execução, com cerca de 80% dos serviços concluídos, e vão beneficiar bairros como Itapuã, Bairro da Paz, Piatã e Alto do Coqueirinho.
F.IB

Nenhum comentário:
Postar um comentário