O prefeito de Sorocaba, em São Paulo, Rodrigo Manga, foi afastado do cargo por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), a pedido da Polícia Federal. O cumprimento da decisão ocorreu na manhã desta quinta-feira (6). Conhecido nas redes sociais como o “prefeito tiktoker”, Manga é investigado por suspeita de corrupção na área da saúde do município.
A PF investiga a contratação emergencial de uma organização social sem fins lucrativos, suspeita de desviar recursos públicos.
Manga já havia sido alvo da operação anteriormente, em 10 de abril, quando foram cumpridos mandados contra ele.
Na época, o gestor afirmou estar sendo “perseguido” por representar uma possível ameaça Política, alegando que o “caçavam pelo risco de candidatura à Presidência da República”. Agora, de Brasília, ele declarou que o afastamento se deve justamente à sua presença na capital federal.“Os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles”, afirmou o prefeito afastado nas redes sociais.
Ao todo, sete mandados foram cumpridos pela PF. Um amigo do prefeito, identificado como Marco Mott, foi preso, ele é suspeito de intermediar o esquema. A PF informou que outra prisão também foi realizada, mas sem divulgar a identidade do detido.
Os investigados podem responder por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, fraude em licitação, contratação direta ilegal e organização criminosa.
O vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto assumiu interinamente a Prefeitura até que os fatos sejam esclarecidos.
F. MÍDIA BAHIA

Nenhum comentário:
Postar um comentário