segunda-feira, novembro 10, 2025

Salvador tem maior taxa de homicídios entre as capitais brasileiras, aponta levantamento


Salvador registrou a maior taxa de violência letal entre todas as capitais brasileiras, segundo o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, elaborado pela MySide. A capital baiana aparece na 27ª e última posição do ranking nacional, com 57,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
O levantamento utiliza exclusivamente a taxa de homicídios como indicador, com base em dados de 2024 do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e em estimativas populacionais do IBGE.
Enquanto Salvador enfrenta o pior índice do país, as capitais mais seguras se concentram nas regiões Sul e Centro-Oeste. O ranking é liderado por Florianópolis (SC), com taxa de 10,7, seguida por Brasília (DF), com 12,3, e São Paulo (SP), com 13,1 homicídios por 100 mil habitantes. Outras cidades com bons índices são Porto Alegre (RS), com 15,8, e Cuiabá (MT), com 17,7.
A taxa registrada em Salvador é mais de cinco vezes superior à da capital catarinense.

Cenário estadual e regional
O desempenho da capital reflete o contexto da Bahia, que aparece na 25ª posição entre os estados, com taxa de 42 assassinatos por 100 mil habitantes. A região Nordeste, de forma geral, também apresenta os piores índices do país, registrando média de 35,9 homicídios por 100 mil habitantes.


Apesar do cenário crítico na capital, alguns municípios do interior baiano demonstram indicadores mais positivos. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Vitória da Conquista (29,5), Luís Eduardo Magalhães (30,9) e Itabuna (32,1) aparecem como as mais seguras do estado.

O estudo adota metodologia baseada na Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID-10) da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerada referência global na análise de mortalidade.


F.VOZ DA BAHIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba é afastado do cargo

O prefeito de Sorocaba, em São Paulo, Rodrigo Manga, foi afastado do cargo por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), a ...