Diferente do ano passado, o Esporte Clube Bahia garantiu classificação para a Libertadores com rodadas de antecedência no Brasileirão 2025, no entanto, chegou na última rodada precisando vencer para ficar com a vaga no G-5 e a classificação direta para a fase de grupos do principal torneio do continente.
A missão não era tão simples. Derrubar a fama de “time caseiro” e vencer o embalado Fluminense, com 100% de aproveitamento no Maracanã sob o comando do técnico Zubeldía. E deu a lógica, o Bahia perdeu por 2 a 0 no Maracanã, foi ultrapassado pelo Botafogo, e caiu para o 7º lugar, ficando com a vaga para a Pré-Libertadores pelo segundo ano seguido.
O primeiro tempo não teve muitas emoções no Maracanã. Cada equipe teve pelo menos duas grandes chances, mas ninguém conseguiu abrir o placar. O Fluminense levou bastante perigo com Lucho Acosta, mas o goleiro Ronaldo estava inspirado e impediu o gol do time carioca. As melhores oportunidades do Bahia foram com Willian José, parando em Fábio e em outro lance na marcação.
No segundo tempo, o jogo seguiu movimentado, mas sem grandes emoções. Porém, aos 29 minutos, o Bahia entregou a bola de graça, Ganso se antecipou a Kanu e mandou de cavadinha para abrir o placar no Maracanã. Aos 37, Soteldo entortou Pulga e cruzou para Thiago Silva anotar o segundo.
Com o encerramento do Brasileirão, os jogadores entram de férias e o Esporte Clube Bahia começa a planejar a temporada 2026, quando disputará Campeonato Baiano, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro da Série A. Como se classificou para a Libertadores, o Tricolor não joga a Copa do Nordeste, depois da mudança da CBF.
Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Nenhum comentário:
Postar um comentário