terça-feira, dezembro 09, 2025

Julgamento no TJBA pode anular júri popular que inocentou Iuri Sheik


Um julgamento realizado nesta terça-feira (9), no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), analisa o pedido de anulação do júri que absolveu o influenciador baiano Iuri Santos Abraão, conhecido como Iuri Sheik. Ele foi absolvido em maio de 2025 pelo Tribunal do Júri em Santo Antônio de Jesus, após os jurados acolherem a tese de legítima defesa para o assassinato de William Oliveira em 2019. A sentença foi proferida após um júri popular que durou mais de 10 horas.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com recurso no dia 21 de maio contra a decisão. Caso a Corte acolha o pedido, o processo volta à primeira instância para um novo júri.

A mãe da vítima, Nélia Oliveira, falou em entrevista ao Blog do Valente que a expectativa é de que o pedido defesa seja acatado. Ao comentar o impacto do júri que absolveu Sheik, ela afirmou: “Toda a família ficou perplexa, como pessoas também que nem conhecia ele e estava acompanhando o caso, que foi favorável ao assassino. Fico sem entender, por isso mesmo que pode recorrer (…) foi uma coisa tão arbitrária. A gente sabe que foi corrompido, a verdade tem que ser dita, não precisa entender muito, não precisa fazer Direito para saber que foi comprado.”

Segundo Nélia, o advogado da família acompanha a sessão e reforçou que há possibilidade de reversão. “Eu espero que a justiça realmente seja feita, porque foram seis anos de angústia, seis anos de espera. Eu acredito ainda na justiça, a justiça divina essa na falha (…) Tô muito a fé em Deus”.

Durante o juri em maio, Iuri Sheik afirmou ter agido em legítima defesa, argumento acatado pelo corpo de jurados.“Eu não atirei nas costas dele. Dei o primeiro disparo, que pegou nele e ele girou. Quando ele girou, pode ser que o segundo tenha sido [nas costas]”, declarou o influenciador, que alegou ser perseguido por William devido a ciúmes envolvendo uma ex-companheira da vítima. O influenciador afirmou ainda que a arma utilizada era do próprio empresário.


F. FORTE NA NOTICIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Julgamento no TJBA pode anular júri popular que inocentou Iuri Sheik

Um julgamento realizado nesta terça-feira (9), no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), analisa o pedido de anulação do júri que ab...