Onze pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas após um homem armado abrir fogo contra frequentadores de um campo de futebol em Salamanca, no México, neste domingo (25).
Segundo autoridades locais, o atirador chegou ao local logo após o término da partida, quando as pessoas ainda socializavam. Dez vítimas morreram no local e uma faleceu no hospital. A informação foi confirmada pelo prefeito de Salamanca, Cesar Prieto, que afirmou, em publicação nas redes sociais, que entre os feridos estão uma mulher e uma criança.
A principal suspeita é de que o ataque esteja relacionado à disputa entre cartéis que atuam na região. O estado de Guanajuato lidera o ranking de homicídios no México, com 2.035 registros no ano passado. Grande parte das mortes é atribuída ao conflito territorial entre o Cartel da Nova Geração de Jalisco e o Cartel de Santa Rosa de Lima, originário da região.
Autoridades federais foram acionadas para investigar o crime, que ocorre em meio ao aumento da tensão diplomática entre México e Estados Unidos. O ex-presidente norte-americano Donald Trump voltou a ameaçar intervenções militares no país vizinho, alegando que grupos criminosos “comandam o país”.
Em resposta, o governo mexicano tem intensificado o combate ao crime organizado, incluindo a transferência de presos para os Estados Unidos e a realização de operações policiais. Entre os detidos em ações recentes está o ex-atleta olímpico canadense Ryan Wedding, acusado de tráfico internacional de cocaína.
F. GALATICOS ONLINE

Nenhum comentário:
Postar um comentário