terça-feira, janeiro 20, 2026

LUTO NA MODA: Morre Valentino Garavani, fundador da grife Valentino, aos 93 anos, em Roma


O estilista italiano Valentino Garavani, fundador de uma das marcas mais tradicionais da moda mundial, morreu nesta segunda-feira (19), aos 93 anos, em Roma, na Itália. A informação foi confirmada pela Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, por meio das redes sociais.

Em comunicado, a fundação informou que o estilista morreu pacificamente em sua residência, na capital italiana, cercado por familiares e pessoas próximas.

Conhecido como “o último imperador”, título que inspirou o documentário lançado em 2008 sobre sua trajetória, Valentino foi responsável por consolidar um estilo que unia romantismo clássico, elegância e sofisticação. Seu legado inclui o icônico “Vermelho Valentino”, tonalidade vibrante que se tornou símbolo de poder e feminilidade e chegou a ser catalogada pela Pantone.

Ao lado do sócio e companheiro de vida Giancarlo Giammetti, Valentino construiu um império da alta-costura que vestiu algumas das mulheres mais influentes do mundo. Entre suas clientes estiveram Jacqueline Kennedy, Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Julia Roberts, a rainha Máxima da Holanda e Gwyneth Paltrow, que publicou uma homenagem emocionada nas redes sociais.

“Tive a sorte de conhecer e amar Valentino. O homem apaixonado pela beleza, pela família, pelas musas, pelos amigos. Parece o fim de uma era. Sentirei muita falta dele”, escreveu a atriz.

Nascido em 1932, na cidade de Voghera, no norte da Itália, Valentino mudou-se ainda jovem para Paris, onde estudou na École des Beaux-Arts e trabalhou em ateliês renomados, como o de Guy Laroche. Em 1959, retornou à Itália e fundou sua própria maison em Roma, ajudando a consolidar a cidade como um dos grandes centros mundiais da alta-costura.

Valentino se aposentou oficialmente das passarelas em 2008, após mais de quatro décadas de carreira, mas permaneceu como uma figura central da cultura italiana e referência para novas gerações de estilistas. Atualmente, a direção criativa da marca está sob comando de Alessandro Michele, que prestou homenagem ao fundador, classificando-o como “uma figura central da história cultural”.

O velório de Valentino Garavani será realizado nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), na Piazza Mignanelli, em Roma. O funeral está marcado para sexta-feira (23), às 11h, na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri.


F.IB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXCLUSIVO! Segundo suspeito da morte do capitão da PM se apresenta no DHPP em Salvador

Geovane de Oliveira da Silva, de 26 anos, apontado como o segundo suspeito de participação na morte do capitão da Polícia Militar Osniésio P...