sábado, junho 27, 2026

Copa 2 de Julho inicia etapa nacional na próxima quinta-feira com 48 equipes

A 16ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 começa na próxima quinta-feira, 2 de julho, com a participação de 48 equipes. A competição terá representantes da Bahia, de outros estados brasileiros e de dois países estrangeiros.

Ao todo, 40 equipes baianas disputarão o torneio, incluindo Bahia e Vitória. A edição também terá clubes de projeção nacional, como Palmeiras, Santos e Goiás, além do Ceará, do Maranhão, do Gavião Kyikatejê, do Pará, da Seleção Scout, da Bolívia, e do Puebla, do México.


A Copa 2 de Julho é uma das principais competições de base do calendário esportivo baiano e reúne atletas da categoria Sub-15. O torneio começa tradicionalmente na data que celebra a Independência do Brasil na Bahia e terá entrada gratuita para o público.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF).


Primeira fase terá oito grupos
Nesta edição, as 48 equipes foram distribuídas em oito grupos, com seis participantes em cada chave. Na primeira fase, cada time disputará cinco partidas, em turno único, contra os demais integrantes do próprio grupo.

De acordo com o regulamento, avançam para a fase eliminatória as duas melhores equipes de cada grupo. A partir daí, a competição seguirá em formato de mata-mata, com oitavas de final, quartas de final, semifinais e final.

Entre as novidades desta edição está a realização de 10 zonais em Salvador, Feira de Santana e Região Metropolitana de Salvador, que contribuíram para a entrada de novos times na disputa. Outras 16 etapas regionais foram realizadas em municípios do interior da Bahia, classificando os campeões de cada etapa.

O regulamento e a tabela de jogos, com grupos, horários e locais das partidas, foi divulgada no blog oficial da competição.
Rodada de abertura
A rodada de abertura será dividida entre os dias 2 e 3 de julho. As partidas serão realizadas no Centro de Treinamento (CT) do Bahia, em Dias d’Ávila; no CT do Vitória, em Salvador; no CT do Fluminense de Feira, em Feira de Santana; na Vila Canária; e no Wet.

Entre os destaques do primeiro dia está o confronto entre Bahia e Jacobina, marcado para as 10h30, no CT do Bahia. No mesmo horário, Vitória e Conquista se enfrentam no CT do Vitória.

A quinta-feira também terá jogos envolvendo clubes de outros estados. Às 14h, Goiás e Castro Alves jogam no CT do Bahia. No mesmo local, às 15h30, o Santos enfrenta o União Coritiba.

No CT do Vitória, o Palmeiras estreia contra o Estrela de Março, também às 15h30. Antes, às 14h, o Puebla, do México, enfrenta o Itabuna. A Seleção Scout, da Bolívia, encara o Litoral Norte às 9h, também no CT do Vitória.A primeira rodada será concluída na sexta-feira (3), com jogos como Chute de Ouro x Brumado, no CT do Bahia; Itagibá x Rei Pelé, no CT do Vitória; Eunápolis x Andaraí, no CT do Bahia; São Raimundo x MAF, no Wet; Seleção Itabuna x Quijingue, na Vila Canária; e Irmandade São Gonçalo x Irecê, no CT do Vitória.

Clubes baianos e equipes convidadas
Além de Bahia e Vitória, a competição terá vários representantes do interior baiano, entre eles Brumado, Ibipitanga, Jacobina, Castro Alves, Eunápolis, Itaberaba, Itapicuru, Irará, Galícia, Jacuipense, São Raimundo, Formosa do Rio Preto, Juazeiro, Ypiranga, Camaçariense, Quijingue, Itabuna, Irecê e Conquista.

Também estão na disputa equipes de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana, como Galícia, Fluminense de Feira, FSA, SSA, Litoral Norte, São Sebastião do Passé, Rei Pelé e Estrela de Março.

A presença de clubes de fora da Bahia amplia o intercâmbio esportivo da competição. Além de Palmeiras, Santos, Goiás e Ceará, participam o LS Valen, do Maranhão, o Gavião Kyikatejê, do Pará, a Seleção Scout, da Bolívia, e o Puebla, do México.
Decisão será em 15 de julho
Após a fase classificatória, os classificados disputarão as oitavas de final. Na sequência, a competição terá quartas de final, semifinais e a grande decisão, prevista para o dia 15 de julho.

A Copa 2 de Julho tem como objetivo incentivar a formação esportiva e promover o intercâmbio entre atletas, clubes, municípios, estados e países. Ao longo de suas edições, a competição se consolidou como uma vitrine para jovens jogadores em fase de formação.

Guia rápido
Competição: 16ª Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15
Início: quinta-feira, 2 de julho
Final: 15 de julho
Equipes: 48
Formato: oito grupos com seis times
Primeira fase: cinco jogos por equipe
Classificação: duas melhores equipes de cada grupo avançam
Fase final: oitavas, quartas, semifinais e final
Entrada: gratuita
Realização: Governo da Bahia, por meio da Sudesb
F. Agência Sertão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfermeira de 28 anos morreu após grave acidente entre carro e motocicleta na rodovia BA-052

Uma colisão automobilística registrada no final da tarde de ontem resultou na morte de uma jovem profissional de saúde em um tre...