terça-feira, outubro 04, 2016

Com adversários subjúdice, prefeitos se elegem com 100% dos votos válidos na BA



Nestas eleições municipais, a Bahia teve oito municípios com prefeitos eleitos com 100% dos votos válidos. Conforme levantamento feito pelo Bocão News, a maioria dos casos de "unanimidade" ocorreu onde outros candidatos concorreram com registro indeferido, mas entraram com recurso e não tiveram os votos computados. 
Em Correntina, no oeste baiano, o candidato Maguila (PCdoB) teve 10.561 mil votos,  mas teve a candidatura indeferida e aguarda julgamento do seu recurso na Justiça Eleitoral. Assim, a candidatura de Ezequiel Barbosa (PSDB) é apontada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) como a vitoriosa com 100% dos votos válidos.
Em Iramaia, a candidata Professora Bete (PCdoB) aparece eleita com 340 votos (100%). O cenário é decorrente do indeferimento de três outras candidaturas no município: Dodinha (PSL), que teve 2.405 mil votos; Tunga (DEM), 3.789 sufrágios; e Mazinho de Ademar (PPS), 47 votos.
O candidato Freitas (PSB), em Iraquara, aparece eleito com 100% dos votos. Ele teve 4.572 mil votos, mas Edimário (PSD) obteve 7.935 mil votos, embora esteja com a candidatura indeferida e também aguarde julgamento do seu recurso. Zé Carlos (PRB) também concorreu subjúdice e obteve 561 votos.
Também com 100% dos votos válidos, Adalberto Luz (PTB) é apontado como vencedor em Ituaçu, onde levou 6.058 sufrágios. Albercinho (PSB) teve a candidatura indeferida, mas conta com 5.458 votos e a Justiça ainda não decidiu em definitivo sobre seu processo.
Em Marcionílio Souza, com 100% dos votos (3.123 mil), Adenilton (PTB) sagrou-se vencedor contra o candidato do PROS, Corró, que teve 2.490 votos, mas tem registro indeferido pela Justiça.
Na cidade de Rio de Contas, João Farias (PSD) teve 4.621 votos (100%), uma vez que seu adversário Dr. Cristiano (DEM) concorreu com candidatura indeferida e teve 4.956 votos, não sendo este percentual computado pela Justiça até que o recurso do democrata seja julgado.
Reeleito em Sapeaçu, Jonival Lucas (PTB) teve 100% dos votos válidos (3.704 mil). Seu adversário, Dr. George (PPS), pode, entretanto, assumir o poder caso a Justiça decida em seu favor no processo que indeferiu sua candidatura. George obteve 8.359 votos na eleição.
O caso mais curioso é Sítio do Mato, onde o terceiro colocado na votação geral é que foi eleito com 100% dos votos: Cássio Cursino (PP) teve 1.888 votos válidos. No entanto, a Justiça ainda precisa decidir sobre os recursos contra os indeferimentos das candidaturas de Dionízio (PSD), que teve 2.094 votos, e Alfredinho (PDT), que atraiu 3.553 sufrágios.
Em Jeremoabo, o candidato considerado vencedor pela Justiça Eleitoral teve 97,69% dos votos válidos. Deri do Paloma, do PP, obteve 9.728 sufrágios. No entanto, Anabel de Tista (PSD) conquistou 10.734 votos, mas estes não foram contabilizados devido ao infederimento da candidatura pessedista.
De acordo com a legislação eleitoral, “não deverá a Junta Eleitoral proclamar eleito o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, se houver candidato com registro indeferido, mas com recurso ainda pendente e cuja votação nominal tenha sido maior, o que poderá, após o trânsito em julgado, ensejar nova eleição". 
Como na maioria dos casos acima relatados os vencedores com 100% dos votos válidos possuem adversários impugnados com maior percentual dos votos, eles não poderão assumir o poder Executivo em janeiro, caso a Justiça ainda não tenha decidido o processo por completo. 
Por Aparecido Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Dona Cabeluda, a cafetina mais famosa do Recôncavo da Bahia

A mais famosa cafetina de todo o Recôncavo baiano, Renildes Alcântara dos Santos, conhecida como Dona Cabeluda, morreu nesta seg...