domingo, setembro 14, 2025

SAPEAÇU: Prefeito sanciona Lei que cria Academia Sapeaçuense de letras

Sapeaçu segue escrevendo uma nova página de sua história. Depois do anúncio da primeira Feira Literária de Sapeaçu – FLISAPÉ, que será realizada no próximo mês de outubro em comemoração aos 72 anos de emancipação política do município, a cidade conquista mais um marco inédito em sua trajetória cultural: a criação da Academia Sapeaçuense de Letras e Música.

A proposta vinha sendo discutida há meses entre escritores, poetas, compositores e representantes culturais da cidade. O projeto ganhou força e, com o apoio da gestão municipal, através do prefeito Ramon de Sena, e da Câmara de Vereadores, a Lei de criação foi aprovada, instituindo oficialmente a Academia.

O que diz a Lei da criação

De acordo com a legislação aprovada:

A Academia terá duração por tempo indeterminado e será regida por Estatuto e Regimento Interno próprios;

Será composta por 25 membros efetivos e perpétuos, sendo que 90% devem ser escritores, compositores ou pesquisadores nascidos em Sapeaçu, e até 10% poderão ser escolhidos entre pessoas não naturais do município, mas que residem na cidade ou tenham relevância reconhecida em outras localidades;

Estarão aptos a integrar a instituição autores com livros publicados, estudos acadêmicos de relevância, atuação significativa no jornalismo ou ainda compositores com obras já lançadas;

A finalidade central será fomentar a Língua Portuguesa, a Literatura Brasileira e a música, fortalecendo a identidade cultural do município.


Uma Comissão Especial será responsável por dar início aos trabalhos de organização e estruturação da entidade, definindo os primeiros nomes que irão ocupar as cadeiras da nova Academia.

Sapeaçu em movimento

A criação da Academia Sapeaçuense de Letras e Música representa um passo histórico na valorização da cultura local, abrindo espaço para escritores, pesquisadores, jornalistas e músicos que contribuem para enriquecer a memória e a produção intelectual da cidade.

Com a realização da FLISAPÉ e a instalação da Academia, Sapeaçu se consolida como um celeiro de talentos e reafirma sua vocação para se tornar referência cultural no Recôncavo e em toda a Bahia.

Redação – Sapeaçu na Mídia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem é preso em Bom Jesus da Serra por divulgar imagens íntimas de adolescente

Um homem foi preso por policiais civis da Delegacia Territorial (DT) de Bom Jesus da Serra, suspeito de divulgar imagens íntimas...