Sapeaçu segue escrevendo uma nova página de sua história. Depois do anúncio da primeira Feira Literária de Sapeaçu – FLISAPÉ, que será realizada no próximo mês de outubro em comemoração aos 72 anos de emancipação política do município, a cidade conquista mais um marco inédito em sua trajetória cultural: a criação da Academia Sapeaçuense de Letras e Música.
A proposta vinha sendo discutida há meses entre escritores, poetas, compositores e representantes culturais da cidade. O projeto ganhou força e, com o apoio da gestão municipal, através do prefeito Ramon de Sena, e da Câmara de Vereadores, a Lei de criação foi aprovada, instituindo oficialmente a Academia.
O que diz a Lei da criação
De acordo com a legislação aprovada:
A Academia terá duração por tempo indeterminado e será regida por Estatuto e Regimento Interno próprios;
Será composta por 25 membros efetivos e perpétuos, sendo que 90% devem ser escritores, compositores ou pesquisadores nascidos em Sapeaçu, e até 10% poderão ser escolhidos entre pessoas não naturais do município, mas que residem na cidade ou tenham relevância reconhecida em outras localidades;
Estarão aptos a integrar a instituição autores com livros publicados, estudos acadêmicos de relevância, atuação significativa no jornalismo ou ainda compositores com obras já lançadas;
A finalidade central será fomentar a Língua Portuguesa, a Literatura Brasileira e a música, fortalecendo a identidade cultural do município.
Uma Comissão Especial será responsável por dar início aos trabalhos de organização e estruturação da entidade, definindo os primeiros nomes que irão ocupar as cadeiras da nova Academia.
Sapeaçu em movimento
A criação da Academia Sapeaçuense de Letras e Música representa um passo histórico na valorização da cultura local, abrindo espaço para escritores, pesquisadores, jornalistas e músicos que contribuem para enriquecer a memória e a produção intelectual da cidade.
Com a realização da FLISAPÉ e a instalação da Academia, Sapeaçu se consolida como um celeiro de talentos e reafirma sua vocação para se tornar referência cultural no Recôncavo e em toda a Bahia.
Redação – Sapeaçu na Mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário